Monday, December 3, 2007

Tow-In e Tow-out



Hoje lia um artigo na Vert online(revista de grande culto), sobre o swell, que bateu forte em toda a Costa Portuguesa de Norte a Sul, mas particularemente sobre aquela onda em que teve lá uma data de prosada estrangeira, lá pós lados da nazaré. Até nas noticias apareciam imagens que mais parecia que estavamos a falar de um spot que entra nos roteiros e sonhos de qualquer surfista. Pessoal a dropar ondas que atingiam quase os 8 metros a serem puxados por motas de água(tow-in) para apanhar aquele set tuga, digno de repetição espero eu.
Presentes estavam também dois BB´s tugas no mesmo set e sem material para praticarem o tão famoso tow-in, tiveram de esperar que a malta que veio bem preparada se pusesse a andar dali para fora, para partirem a loiça toda, no entanto fica o gesto do taitiano que ao que parece antes de se por a andar agradeceu aos boogies pelas ondas.
Mas de facto o ponto essencial do artigo, quanto a mim é uma problemática que envolve o tow-in e o tow-out como actividade cada vez mais corrente nas praias portuguesas, sem legislação que previna acontecimentos trágicos, de apanhar com uma mota de água ou acontecimentos dessa ordem, quando acontecem cenários como este, em que temos no mesmo set pessoal bem equipado e pessoal recorrendo aos metodos mais tradicionalistas, a remada que tanto custa. Apesar que quanto a mim a verdadeira essência não está só em dropar a onda, mas também na conquista da onda, se é que me faço entender. Sem legislação que o previna, claro está que mais cedo ou mais tarde acaba por acontecer.
Que somos atrasados no que toca a prevenção, essa já eu sabia, mas com tanta legislação aprovada na assembleia e não só, todos os dias, acho que já chegou a altura de pensar um pouco nisto.
Eu não pratico há muito tempo BB, mas o que me leva sempre que posso a apanhar as minhas ondas é o divertimento, é a adernalina, é a partilha com os amigos de momentos brutais, de ver a imponência da mãe de todas as coisas. E isto faz-me pensar com o aumento de praticantes do desporto, leia-se surf e BB, qual será daqui a um tempo o cenário nas praias portuguesas, sem legislação nenhuma. Vamos ter o quê? Uma data de malta a competir tudo pelo mesmo set até que chega um bacano com uma mota de água e fica tudo á espera que ele se lembre de ceder uma a outra onda? Claro que o mais provável é isso dar em molhada. E claro em acontecimentos trágicos.
Sou um grande fã de tow-out, já menos de tow-in como fiz questão de mencionar atrás, isso não quer dizer que tenha algo contra quem pratica essa actividade, no entanto acho que já que estamos tão próximos ou acima da qualidade de atletas internacionais, também devemos estar no que toca á segurança e á qualidade dos nossos spots em todas as frentes.

Gostava que o pessoal desse a sua opinião porque só assim vamos conseguir mudar alguma coisa, e poder passar para lá do adro(Vert).

Deixo-vos com um grande movie que encontrei pelas minhas pesquisas, claro com uns belos vôos á conta do tow-out.

Boas Ondas e em segurança.

Boogie Tribe

No comments: